O que é Stencyl?




O que é Stencyl?


Stencyl é um programa que utiliza a linguagem HAXE para a criação e publicação de jogos em multiplataformas: IOS, ANDROID, FLASH, WINDOWS. De maneira extremamente simples, utilize ferramentas gráficas similares às do Adobe Photoshop, arraste os blocos de comando para a tela e assim construa seu jogo.


Qualquer um que gosta de jogar alguma vez já pensou em criar o seu próprio jogo. Acontece que a imensa maioria dos usuários não tem o conhecimento necessário de programação nem possui as ferramentas necessárias para tal. Com Stencyl, tudo que você precisa é de um pouco de criatividade, pois suas ferramentas não poderiam ser mais intuitivas.

Desenvolva seus próprios jogos

O fator mais importante dos jogos em 2D são os elementos gráficos. Em Stencyl, cada objeto da cena nasce a partir de uma imagem. Para tal, você pode utilizar qualquer um das diversas figuras que já vêm com o software ou importar imagens de fora. Se desejar, também pode usar um editor gráfico dentro do próprio programa.

A interação entre os elementos também é criada de maneira simplificada. Nas outras abas do comportamento dos elementos, você adiciona uma quantidade de vida, uma massa específica e escolhe se o objeto sofrerá ação da gravidade ou de forças externas.

Crie e edite

Imagine que cada elementos do seu game é um bloco e que basta que sejam arrastados para dentro da cena para a composição das fases. Além disso, cabe a você editar os parâmetros de cada um, escolher sua função e a forme com que ele interage com os demais elementos. Mas, em vez de contar com scripts, Stencyl possui um intuitivo quadro de ações.



Basta arrastar os comandos que você deseja adicionar ao objeto e escolher seus parâmetros. Não é necessário conhecimentos prévios, mas uma noção de qualquer linguagem de programação ou de scripts ajuda muito nessa hora. A grande vantagem é que Stencyl não utiliza nenhuma sintaxe em particular.

Publique seu trabalho

Antes de criar um novo projeto, recomendamos que você dê uma boa olhada nos exemplos que Stencyl já traz pronto. Até acertar todos os detalhes do seu trabalho, é natural que você precise testar o game por diversas vezes. Sempre que precisar, clique na opção “Test Game” no topo da janela principal.

Quando julgar que seu trabalho está concluído, você poderá exportá-lo no formato SWF (padrão FLASH) ou ainda publicá-lo direto no site de seus desenvolvedores. Poderá incorporá-lo dentro de seu próprio Site, Blog, Twitter ou Facebook. Ou simplesmente exportar um SWF e fazer o que quiser com ele - até mesmo enviá-lo para portais como o Kongregate para fazer algum dinheiro.

Referências:

Download:

http://www.stencyl.com



Nenhum comentário

Postar um comentário